CTT Correios de Portugal, S.A.
Correios de Portugal com Autodesk MapGuide
prestam cada vez mais um serviço de qualidade
   
  Os Correios de Portugal adoptaram o Autodesk MapGuide, para fazer a consulta via intranet das carreiras de distribuição dos seus objectos postais entre os 400 centros de distribuição do correio. Com esta ferramenta, qualquer centro de distribuição do País vai dispor de informação exacta sobre a hora em que vai chegar o correio para ser separado, ordenado e distribuído por todo o País. O controlo minuto a minuto faz parte do plano de qualidade dos CTT, o que vai contribuir para aumentar a imagem já existente de que os correios portugueses são uma das empresas de serviços postais que prestam o melhor serviço a nível mundial.




Entre as 19 horas e as 6 horas da manhã, é o período em que os Correios de Portugal, se encontram em pleno funcionamento para que no outro dia de manhã cada um de nós possa receber em suas casas ou nas empresas, o correio a tempo e horas. Para que isto aconteça os Correios de Portugal controlam minuto a minuto, o tempo que levam as 350 carreiras que fazem diariamente a distribuição do Correio pelo País, de forma a que cumpram os seus horários, porque um atraso de 10 minutos pode significar que parte dos 4 milhões de cartas que os Correios têm para distribuir diariamente, não cheguem a tempo para serem ordenados e distribuídos.

Os Correios de Portugal adoptaram o Autodesk MapGuide, o sistema de informação geográfico baseado na Internet ou em intranets que permite estabelecer a relação entre dados alfanuméricos e dados geográficos, para disponibilizarem a qualquer centro de distribuição do País a consulta dos horários das carreiras de entrega do correio, bem como os atrasos que se vão verificando ao longo dos percursos de distribuição. Seleccionando um dos centros de distribuição de correio, representados no mapa com a sua localização nacional, é possível aceder à informação do horário chegada e de partida de cada carreira de distribuição que passa por esse centro.

De acordo com Santos Silva, Responsável pela Direcção de Sistema de Informação de Tráfego dos Correios de Portugal, o Autodesk MapGuide "…vai permitir uma melhor sincronização entre os centros de tratamento e os centros de distribuição dos Correios…", e é com este objectivo que o se desenvolveram duas aplicações sobre o MapGuide.

Consulta dos horários das carreiras nos 400 centros de distribuição do País através do MapGuide.

A aplicação desenvolvida com o Autodesk MapGuide pela Micrograf em parceria com a Gismedia para os CTT vai permitir fazer a consulta dos horários de chegada e de partida das 350 Carreiras de distribuição de Correio pelos Centros de Tratamento do país, dentro da Intranet disponível nos CTT. Esta funcionalidade é fundamental para uma organização que desenvolve um trabalho tão complexo e que envolve o controle da distribuição do correio por fases. Primeiro para os 7 pontos centrais do continente: Lisboa, Porto, Coimbra, Évora, Castelo Branco, Vila Real e Guia (Algarve) que separam o correio por zonas, depois a sua distribuição pelos 400 centros de distribuição do país, estando finalmente em condições de ser entregue a cada destinatário.

Com o Autodesk MapGuide, cada centro de distribuição pode agora consultar a informação dos horários das carreiras, seleccionando no mapa a respectiva zona postal, e verificar imediatamente se ocorreu alguma alteração nos eixos de distribuição.

Para Santos Silva esta consulta é bastante facilitada e rápida porque o Autodesk MapGuide oferece a grande vantagem de se trabalharem mapas sofisticados, podendo incluir mais de 150 níveis de informação espacial. Esta capacidade deve-se ao facto dos ficheiros serem enviados em formato vectorial comprimidos e por toda a informação, até um determinado nível, ficar disponível no PC do utilizador, sem ser necessário voltar ao servidor para se efectuarem consultas específicas.

Outra vantagem identificada com a adopção do MapGuide nesta fase de consulta de informação, é o facto deste software se adaptar à forma de trabalho e de organização dos Correios, porque como os horários das carreiras não se alteram todos os dias, é possível ter informação estável durante largos períodos, não sendo por isso necessário uma actualização permanente do MapGuide, apesar de isso ser sempre possível, uma vez que essa informação está sempre na base de dados, acessível pela aplicação.

Introdução em tempo real dos atrasos das carreiras é a segunda aplicação que os Correios irão utilizar com o Autodesk MapGuide.

A segunda aplicação que os Correios de Portugal irão desenvolver com o MapGuide é para a consulta geográfica e directa dos atrasos que as carreiras podem ter durante o percurso. De facto, uma carreira responsável pela descarga de correio em 10 centros, se tiver um atraso de 5 minutos, num centro, isto significa que este atraso se vai repercutir num atraso igual ou superior na descarga nos outros centros que faltam. O conhecimento destes atrasos vai permitir que cada centro reorganize o seu trabalho em função do volume de correio que podem receber, e em tempo útil, separar e distribuir para o dia seguinte.

Para esta segunda aplicação a desenvolver com o MapGuide os Correios de Portugal vão utilizar um sistema composto por um sistema de transmissão rádio, um sistema de controle das transmissões, bases de dados dos transportes e a transmissão de dados através da intranet. Com este sistema cada centro vai comunicar via rádio para um sistema central a hora de passagem de uma carreira no centro, o tempo que esteve parado e a hora a que partiu. Esta informação transmitida via rádio por cada centro vai actualizar automaticamente a informação disponível no MapGuide.

Recursos humanos abertos às novas tecnologias.

A utilização do Autodesk MapGuide para consulta de informação via intranet foi no entender de Santos Silva, bastante apreciado pelas pessoas dos centros de distribuição que vão operar com o MapGuide, por duas razões "Em primeiro lugar as pessoas têm consciência que antes de termos este sistema as coisas não funcionavam muito bem e não tinham o trabalho facilitado, pois para saberem quando um carro estava a chegar tinham que ir à porta muitas vezes e esperar que o carro aparecesse, em segundo lugar os Correios, já há alguns anos têm vindo a apostar na informatização para prestar um melhor serviço ao cliente, pelo que estas tecnologias já não são assim tão estranhas".

Por outro lado, a adopção do Autodesk MapGuide foi, de acordo com Santos Silva, um processo bastante simples porque como já tinham todo o seu conteúdo representado num SIG - Sistema de Informação Geográfica - por códigos postais, a utilização da cartografia existente pelo MapGuide foi bastante fácil e rápida.